Participe do grupo CEPCoS e compartilhe experiências com pessoas de todo o Brasil.
Visitar este grupo

Blog

Postado por cepcos
Dificuldades sexuais masculinas

As chamadas “disfunções sexuais” são dificuldades que atrapalham ou até impossibilitam o homem de viver sua sexualidade da forma como gostaria. Essas disfunções podem ter causas orgânicas ou psicológicas. Mesmo quando a causa é orgânica, é comum surgir algum comprometimento emocional, como tristeza, desânimo, ansiedade, falta de autoconfiança, medo, entre outros.

As disfunções de causas psicológicas ou com comprometimento emocional devem ser tratadas com Terapia Sexual, que é um método de tratamento comprovadamente eficaz.

Qualquer homem, independente de sua idade, raça, ou nível sócio-econômico, pode apresentar uma disfunção sexual em algum momento de sua vida. As dificuldades mais comuns são a dificuldade de ereção, a ejaculação precoce (ou rápida) e a falta de desejo sexual, mas ainda existem outras, como dor na relação e ejaculação demorada.

A dificuldade de ereção, ou disfunção erétil, é a dificuldade em obter ou em manter a ereção para uma relação sexual satisfatória. Já a ejaculação precoce ocorre quando o homem não tem controle sobre seu reflexo ejaculatório, e a ejaculação acontece antes do que ele gostaria. A inibição ou falta de desejo caracteriza-se pela ausência recorrente de apetite sexual, isto é, pela diminuição de fantasias e desejos de atividade sexual de forma persistente.

Para todas as dificuldades sexuais há tratamento. A sexualidade não deve ser um problema, e sim fonte de prazer e realização. Um profissional especializado pode ajudá-lo a superar sua dificuldade e, conseqüentemente, a ser mais feliz.

Artigo criado pela psicóloga Cláudia Faria