• SOBRE NÓS
  • MEMBROS
  • EVENTOS
  • PERGUNTAS E RESPOSTAS
  • CONTATO
  • Home
  • Sociocultural
  • Educação em Sexualidade
  • Clínica
  • Membros
No Result
Ver todos os resultados
Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade - CEPCoS
No Result
Ver todos os resultados
Home Educação em Sexualidade

Masturbação Feminina

Paula de Montille Napolitano Zietemann por Paula de Montille Napolitano Zietemann
30 de março de 2019
em Educação em Sexualidade
0 0
0
0
SHARES
138
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Na minha experiência no consultório, o número de mulheres que nunca se masturbaram ou até mesmo olharam ou tocaram a região vaginal ainda é muito alto. Por definição, a masturbação é o ato de estimular os órgãos genitais, manualmente ou por meio de objetos, com o intuito de obter prazer sexual. O termo masturbação foi formado pela junção das palavras do latim manus, que significa “mãos”, e turbari, que significa “esfregar”, para significar “esfregar com as mãos”. Você pode pensar que essas mulheres devem ser de mais idade, mas não é o caso. A maioria não tem nem 40 anos, o que pode nos trazer uma reflexão importante. O discurso das mulheres vem mudando, elas estão aparentando estar mais livres e menos machistas, porém no dia-a-dia ainda existe uma repressão sexual muito grande. Na prática, hoje, muitas mulheres ainda não se masturbam e quando o fazem não comentam com ninguém, muitas tem vergonha. E mesmo conversar sobre o assunto com suas parcerias ou mesmo com as amigas também não é tão comum.

Related Posts

Como lidar, em casal, com a inexperiência Sexual

Sexo e Amor são a mesma coisa?

APENAS PRAZER

Beijo

A masturbação feminina ainda é um tabu. Ainda existe um preconceito de que é errado a mulher se masturbar, ou seja, buscar prazer por ela mesma. A origem desses preconceitos, apesar de muitas vezes não ser consciente, é de que o sexo é apenas para procriação e não para prazer, e quando ele é para prazer é apenas para o homem. Para ilustrar o que estou falando, foi somente no final do século XX que os profissionais de saúde chegaram ao consenso de que a masturbação era normal. Antes disso, acreditava-se erroneamente que era doença ou pecado.

Hoje, nós, especialistas em sexualidade, consideramos a masturbação algo saudável, tanto para homens quanto para mulheres. Vemos como uma forma de autoconhecimento corporal que pode levar a uma sexualidade mais feliz, pois as pessoas que conhecem seu corpo sabem onde e como sentem mais prazer, podendo levar esta autodescoberta para os seus relacionamentos. Como se não bastasse, a masturbação é também uma maneira de descarregar tensões acumuladas e uma excelente forma de se ter prazer. Com frequência, é através da masturbação que as mulheres aprendem a chegar ao orgasmo. E com este aprendizado a respeito de si mesma, ela pode ensinar o(a) seu(sua) parceiro(a). A maioria das mulheres que nunca se masturbou também nunca chegou ao orgasmo.

Além de todo esse tabu e repressão, um outro motivo que ouço com frequência no meu consultório para as mulheres não se masturbarem, dito de maneira até mesmo envergonhada, é de que, no fundo, elas não sabem bem o que fazer e como fazer, ou seja, não tem ideia de como se masturbar. Por isso eu aproveito para trazer algumas informações e dicas para as mulheres aprenderem a se masturbar, e possivelmente chegar ao orgasmo.

  • Escolha um lugar tranquilo e apropriado: escolha um lugar onde possa ficar sozinha, sem medo de ser interrompida. Um local no qual você se sinta bem, segura e relaxada. Normalmente o quarto (cama), o banheiro (banheira) ou sala (sofá) são boas opções.
  • Conheça o seu corpo: pegue um espelho e olhe a sua região vaginal, conheça-se, toque-se. Saiba o que é o que, onde fica cada parte, como funciona. Um grande aliado será o clitóris, protuberância mais sensível e normalmente de maior prazer. Veja detalhadamente imagem a baixo.
Obs: as “glândulas de Bartholin” são também conhecidas como “glândulas vestibulares” e são as principais responsáveis pela lubrificação.
  • Prepare o ambiente e a sua cabeça: como já comentei sobre o tabu da masturbação e as inibições a respeito do tema, prepare a sua cabeça, foque o seu pensamento nos benefícios dessa autodescoberta, do seu prazer, do seu momento, de aprender a chegar ao orgasmo e poder compartilhar isso com a sua parceria. Prepare o ambiente, deixe uma iluminação mais baixa, coloque uma música que goste, velas aromatizadas podem ser uma boa opção também. Se gostar de alguma loção hidratante, passe devagar pelo seu corpo. Prepare-se para um momento prazeroso e erótico com você mesma.
  • Crie um momento sensual: quando falamos em orgasmo, sabemos que existe um processo para “chegar lá”, tecnicamente chamado de “ciclo de resposta sexual”. De forma simplificada, ele começa pelo desejo sexual, que leva à excitação sexual, que vai aumentando aos poucos até chegar no clímax (orgasmo), finalizando com o relaxamento. Sendo assim, é importante que a masturbação não seja apenas um toque mecânico, afinal de contas a excitação precisa ir aumentando gradativamente. Para isso, você pode usar fantasias sexual, contos eróticos, vídeos eróticos ou pornográficos, ou o que preferir. Seja como for, entre neste mundo sexual, sensual e erótico, que certamente a sua masturbação será muito mais prazerosa.
  • Tempo: muitas mulheres já me disseram que tentaram e não sentiram nada. Ao lhes perguntarem quanto tempo tentaram, a resposta mais comum que ouvi foi toquei um pouco e parei. Como comentei acima, é preciso que o desejo e excitação aumentem, então é necessário dedicar tempo a esse toque, e não apenas segundos ou alguns minutos. Tenha paciência.
  • Toques: os toques podem ser os mais variados. Comece usando a sua mão e dedos. Passe por toda a vulva, lábios, vagina, clitóris. No clitóris, toque-o devagar, não aperte muito, pois isso pode ser incomodo, já que ele é bastante sensível. Experimente toques, intensidades e velocidades diferentes. Você pode usar os dedos para penetrar a vagina ao mesmo tempo que toca o clitóris. Você pode experimentar também o toque indireto do clitóris, por cima da calcinha por exemplo. Pode também usar um objeto, como por exemplo o travesseiro roçando por cima da calcinha ou diretamente. Você pode optar também pelo uso de vibradores para clitóris e para penetração na vagina também.
  • Pratique: como tudo na vida, é através da prática que chegamos a excelência! Lembre-se de tudo que você já aprendeu até hoje, cada coisa teve o seu tempo, umas mais e outras menos, mas com certeza, todas exigiram alguma prática. A masturbação é a mesma coisa. Pratique, pratique e pratique.

Cada um é único, portanto somente você poderá saber qual é a melhor maneira, o melhor toque, melhor lugar. Você é a melhor conhecedora de você mesmo. Agora, se a masturbação, o orgasmo, o desejo, qualquer coisa em relação a sua sexualidade é difícil demais para você e está te trazendo problemas, não hesite em procurar a ajuda de um terapeuta sexual. A sexualidade é para ser bem vivida!

Agora que você conhece mais sobre este assunto, mãos à obra! 😉

Popular Posts

Clínica

CEPCoS – Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade

por Silvia Eguchi
22 de abril de 2020
0
75

Continue lendo

CEPCoS – Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade

LIVE! O EU aprisionado Falando de Transexualidade

Como lidar, em casal, com a inexperiência Sexual

Sexo e Amor são a mesma coisa?

Cansados da Mesmice na Vida Sexual?

Trago seu amor de volta

Load More

[mc4wp_form id="274"]


Popular Posts

Como lidar, em casal, com a inexperiência Sexual

por Margareth dos Reis
18 de setembro de 2019
0
252

Declaração dos Direitos Sexuais

por Dr. Hugues Costa de França Ribeiro
3 de abril de 2019
0
195

Masturbação Feminina

por Paula de Montille Napolitano Zietemann
30 de março de 2019
0
138

Load More
Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade – CEPCoS

O CEPCoS é uma organização não governamental composta de profissionais de diversas áreas do conhecimento com a proposta de estudar o comportamento e a sexualidade.

Links Úteis

  • WAS – World Association for Sexual Health
  • ISSM – International Society of Sexual Medicine
  • SLAMS – Sociedade Latino-americana de Medicina Sexual
  • FLASSES – Federação Latino-americana de Sociedades de Sexologia e Educação Sexual
  • SBRASH – Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana

Categorias

  • Clínica
  • Educação em Sexualidade
  • Sociocultural

Navegação

  • Home
  • Sociocultural
  • Educação em Sexualidade
  • Clínica
  • Membros

© 2019 CEPCoS – Portal desenvolvido com amor e carinho por IKOEH.com

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sociocultural
  • Educação em Sexualidade
  • Clínica
  • Membros

© 2019 Todos os direitos reservados à CEPCoS. Portal feito com amor e carinho por IKOEH.com

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In